domingo, 10 de abril de 2011

Arrependimento - parte 1

O que é arrependimento? A Bíblia nos diz que é mudança de mente. O verdadeiro cristão precisa passar, em primeiro lugar, pelo arrependimento, ou seja, é necessário que tenha a sua mente totalmente mudada, a fim de poder receber o Espírito Santo e ser de fato uma nova criatura.
Arrepender-se não é se entristecer e lamentar o ato praticado. Arrepender-se não é só firmar no seu coração o desejo de não praticar mais determinados atos, por não ter gostado de tê-los praticado, por ter sido prejudicado por eles ou coisa assim. Arrepender-se é mais do que isso; significa mudar completamente a sua mentalidade em relação àquilo que praticou. Uma pessoa verdadeiramente arrependida começa a odiar o seu estado anterior, não aceitando mais aquele modo de vida.
Essa mudança de mente depende da pessoa mas também da ação do Espírito Santo, ou seja, depende da vontade do indivíduo em mudar e se tornar uma nova criatura, e da ação de Deus em fortalecê-lo, a fim de que possa deixar as coisas velhas.

Quando o apóstolo Paulo disse “...se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5.17), estava se referindo a um arrependimento sincero, que indica a adoção de novos princípios e novos objetivos. O cristão arrependido tem a sua mente, as suas atitudes e o seu comportamento mudados em relação ao pecado, e este arrependimento é indispensável para que possa herdar o Reino de Reino de Deus.
João Batista começou pregando: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3.2). O Senhor Jesus também, nos Seus primeiros dias de ministério terreno, anunciava o mesmo. O arrependimento é uma atitude que parte principalmente do coração humano, motivado pelo conhecimento da Palavra e pela ação do Espírito Santo, que o fortalece a reconhecer a veracidade da Palavra.
Você pode perguntar se o arrependimento é instantâneo ou progressivo. Ora, existem pessoas que tomam atitudes drásticas em relação ao pecado, colocando imediatamente essas atitudes em ação na sua vida. Outras, agem mais devagar quanto a mudanças; são geralmente as que têm muitos compromissos.

Depende muito das experiências de cada um; da maneira que as pessoas encaram a vida, e até mesmo da forma pela qual se encontraram com o Senhor Jesus.
Tomemos o exemplo do apóstolo Paulo, que teve um encontro radical com Cristo. Na mesma semana era nova criatura, tendo passado por uma mudança total e imediata.
Nicodemos, diferentemente, vivia rodeando o Senhor Jesus; procurou-O na calada da noite e teve um outro comportamento no que se refere ao arrependimento; só mais tarde mudou a sua vida completamente.
É por isso que a conversão é entendida como algo progressivo: ninguém se converte de um dia para o outro. É até possível que, em alguns casos, a pessoa tenha uma mudança radical, “da água para o vinho”, de um momento para o outro. Mas isto não pode ser estabelecido como sendo um modelo, pois depende da forma pela qual a pessoa se relaciona com o Espírito Santo, de como ouve e interpreta a Palavra de Deus e das barreiras que tem pela frente. A Bíblia também nos fala que Deus derrama as Suas bênçãos como chuva, que pode ser gotas de orvalho, chuva abundante ou tempestade.
Assim é o arrependimento. As pessoas vão ouvindo e praticando a Palavra, tomando aos poucos conhecimento da gravidade dos seus pecados e tendo vontade de mudar.



Continua...


Retirado do livro “Estudos Bíblicos” do Bispo Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário